Data-Limite | Objeto a entregar | Comentários |
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07/02/2025 | Inscrição na Defesa Final | O aluno deve encaminhar o formulário disponível neste site. Orientador deve agendar a sala de defesa, podendo usar o sistema de agendamento da UTFPR |
07/02/2025 | Termo de compromisso de empresa-parceira | Encaminhado através do email tcc-daelt-ct [at] utfpr [dot] edu [dot] br à coordenação do TCC. Veja como preenchê-lo aqui. |
14/02/2025 | Defesa Final | A defesa deve ser realizada antes desta data. |
18/02/2025 |
| Todos os arquivos devem ser encaminhados usando o formulário disponível neste site. Monografia: deve se encontrar em versão digital (PDF/A); não deve conter qualquer assinatura ou rubrica; a folha de rosto deve seguir as normas da biblioteca e incluir o selo da licença Creative Commons CC BY NC SA (vide modelo de monografia e explicações no Check-list). Para o nome do arquivo pdf siga a nomenclatura especificada neste site. Resumo:deve ser exatamente igual ao resumo que está na monografia em formato .txt sem quebra de linha ou código LaTex. Para o nome do arquivo txt siga a nomenclatura especificada neste site. Nome codificado:no formulário mencione o nome codificado, vejam explicações no Check-list Termos de autorização:Confira os modelos da Autorização para divulgação de informações de empresas (aqui) e Autorização para divulgação de imagem, voz e dados digitais e respectiva cessãode direitos (aqui) |
18/02/2025 | Termo de aprovação, Ata de aprovação |
Gerados digitalmente pelo ORIENTADOR no SEI com base nas informações que a equipe passará a ele (vejam explicações abaixo). |
Observe aqui o fluxo de trabalho desde sua matricula na disciplina de TCC 2 até o lançamento da nota no sistema acadêmica, atente-se às datas limites do calendário.
Os arquivos devem ser nomeados da seguinte forma, quando enviados ao responsável pelo TCC:
[codigo da equipe]_final.pdf
Exemplo: 2011_1_10_final.pdf
[codigo da equipe]_resumo.txt
Exemplo: 2011_1_10_resumo.txt
Os códigos das equipes se encontram nesta lista
Envie o formulário do link acima, informando sobre a conclusão do trabalho e solicitando inscrição no Seminário de Avaliação de TCC.
Não deve ser assinada. Deve ser incluída na monografia (também digital), que será posteriormente encaminhada para biblioteca (vide modelo de monografia).
Autorização do representante legal da empresa na/para qual o trabalho (que contém informações dessa empresa) foi desenvolvido uma vez que a monografia será disponibilizada no sistema de bibliotecas da UTFPR. Note que a autorização prevê restrições de publicação, de acordo com a vontade dos autores, desde que devidamente justificado. Pode usar uma via por aluno da equipe e preenchê-lo a mão.
A equipe deve gerar o documento físico para que o representante legal assine-o, sendo que o mesmo deve ser digitalizado e entregue junto com o envio da versão final da monografia através do fomulário acima.
Caso a versão final do trabalho e do produto educacional e tecnológico, que a acompanha, inclua imagens de pessoas, voz de pessoas ou dados digitais, todos os envolvidos devem preencher e assinar o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos, disponível no Apêndice A. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.
O documento deve ser digitalizado e entregue junto com o envio da versão final da monografia da monografia através do fomulário acima.
Envie o formulário do link acima, anexando as informações e documentos solicitados.
Deve ser preenchido para reforçar os itens de formatação que geralmente causam problemas no envio do trabalho para a biblioteca. Use-o para verificar se seu trabalho atende às normas da biblioteca e o envie devidamente preenchido para confirmação
Carta encaminhando a Proposta de TCC. Deve ser assinada pelo Orientador e pela Equipe (em DOC).
Apenas para TCCs realizados dentro de empresas. Deve ser assinado DIGITALMENTE no SEI pelo Responsável da Empresa e pelos Alunos, individualmente (em RTF). Procedimento:
Esta cópia é a mesma disponível neste site, mas já previamente preenchida com as informações do campus Curitiba.
Se a empresa acha que algum termo deve ser modificado, você deve trazer as modificações do termo de compromisso de empresa-parceira para avaliação jurídica da UTFPR (junto a DIREC e DIRGRAD) e recomeçar o processo.
Todas as partes envolvidas (empresa e UTFPR) têm que concordar legalmente com o documento.
A UTFPR definiu que TODAS as monografias que serão encaminhadas para publicação online no repositório eletrônico de usa biblioteca DEVEM ser licenciadas através do termo de licenciamento Creative Commons. Há um total de 6 licenças (CC-BY, CC-BY-NC, CC-BY-NC-ND, CC-BY-NC-SA, CC-BY-ND e CC-BY-SA) que a equipe e/ou seu orientador deverão definir de acordo com suas necessidades e vontades. Observem que esta escolha implicará na definição de direitos que serão aplicados ao trabalho publicado
Este sítio da biblioteca traz mais informações sobre o licenciamento, bem como define a folha de rosto que conterá o selo e o texto explicativo do licenciamento escolhido: Atentem-se particularmente à necessidade do hyperlink do selo estar ATIVO, para que o leitor seja levado ao contrato do termo de licenciamento escolhido.
Uso do SEI para geração de ata e termo de aprovação assinados digitalmente. O seguinte processo foi aberto no SEI para adição dos documentos relativos ao TCC2 das equipes (ele esta agrupado para acompanhamento especial no grupo TCC ENGENHARIAS DAELT 2024-02: 23064.040287/2024-47 – Processo Graduação: Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso
Este arquivo detalha o passo-a-passo para geração, assinatura e inclusão dos documentos nesses processos. Sem esses documentos corretamente assinados, a nota dos alunos - mesmo aprovados por banca - não pode ser lançada no sistema acadêmico. Foi utilizado como exemplo o processo do semestre 2023-01, realize estes passos no processo deste semestre mencionado acima.
Termo de Aprovação assinada DIGITALMENTE no SEI pelos membros da banca. Este documento deve ser gerado pelo ORIENTADOR de TCC e encaminhado para os membros da banca para assinatura. Verifique que todos os membros da banca assinem antes da data limite.
Documento assinado DIGITALMENTE no SEI pelos membros da banca que contém a NOTA da equipe. Este documento deve ser gerado pelo ORIENTADOR de TCC e encaminhado para os membros da banca para assinatura. Verifique que todos os membros da banca assinem antes da data limite.
Segundo o regulamento de TCC da UTFPR, o trabalho pode ser individual ou realizado em equipe (artigo 2, Capítulo I do regulamento). Atualmente o departamento permite equipes de 1, 2 e até 3 alunos.
Segundo o regulamento de TCC da UTFPR, o orientador deve ser professor docente da UTFPR (artigo 6, parágrafo 1, Capítulo II do regulamento). Entretanto o trabalho e o orientador devem ser previamente avaliados e autorizados pela Coordenação de Cursos do DAELT.
Encaminhe a Carta de Anuência assinada pelo novo orientador no e-mail: tcc-daelt-ct [at] utfpr [dot] edu [dot] br.
Prof. Esp. para homens e Profa. Esp. para mulheres.
Prof. MSc. para homens e Profa. MSc. para mulheres.
Prof. Dr. para homens e Profa. Dra. para mulheres.
Sim. Todos devem estar matriculados regularmente em uma das turmas de Metodologia de um dado semestre.
Informe o novo nome nos formulários de inscrição de defesa parcial ou defesal final.