UTFPR Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia

Departamento Acadêmico de Eletrotécnica

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Av. Sete de Setembro, 3165, Rebouças, 80230-910, Curitiba, Paraná, Brasil


Informações preliminares

Disciplinas + Datas Importantes + Documentos

Situação vigente dos trabalhos

Licenciamento Creative Commons das monografias

A UTFPR definiu que TODAS as monografias que serão encaminhadas para publicação online no repositório eletrônico de sua biblioteca DEVEM ser licenciadas através do termo de licenciamento Creative Commons. Os coordenadores dos cursos de engenharia elétrica e engenharia de controle e automação geraram instruções normativas determinando que a licença adotada será a CC BY NC SA. Abaixo segue as instruções normativas dessas licenças

Agendamento para defesas

Instruções para TCC 2

Nesta seção você dispõem de material referente às disciplinas TCC 2, incluindo cronograma de entrega de documentos para a coordenação do TCC.

Datas-limites para entregas

Data-Limite Objeto a entregar Comentários
22/11/2021 Inscrição na Defesa Final Encaminhado através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC
22/11/2021 Termo de compromisso de empresa-parceira Encaminhado através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC. Veja como preenchê-lo aqui.
29/11/2021-04/12/2021 Defesa Final Data agendada pela coordenação do TCC conforme disponibilidade dos entregantes da banca.
13/12/2021 Monografia (com folha de aprovação digital) Encaminhada através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC em versão digital (PDF/A). Não deve conter qualquer assinatura ou rubrica. A folha de rosto deve seguir as normas da biblioteca e incluir o selo da licença Creative Commons CC BY NC SA (vide modelo de monografia e explicações no check-list).
13/12/2021 Resumo da monografia em arquivo texto Encaminhado através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC (deve ser exatamente igual ao resumo que está na monografia).
13/12/2021 Nome codificado do arquivo para biblioteca Encaminhado através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC (vejam explicações no check-list).
13/12/2021 Check-list de formatação da monografia Encaminhado através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC.
13/12/2021

Folha de aprovação,

Termo de aprovação,

Autorização para divulgação de informações de empresas

Gerados digitalmente pelo ORIENTADOR com base nas informações que a equipe passará a ele (vejam explicações abaixo).

Aulas e Materiais Diversos

Documentação

Nomenclatura de arquivos

Os arquivos devem ser nomeados da seguinte forma, quando enviados ao responsável pelo TCC:

Os códigos das equipes se encontram nesta lista

Termo de compromisso de empresa-parceira: Procedimentos

  1. Buscar na DIREC (Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias) uma cópia do termo de compromisso de empresa-parceira.

    Esta cópia é a mesma disponível neste site, mas já previamente preenchida com as informações do campus Curitiba.

  2. Levar o documento na empresa para avaliação jurídica, e obter assinatura com o responsável da empresa.

    Se a empresa acha que algum termo deve ser modificado, você deve trazer as modificações do termo de compromisso de empresa-parceira para avaliação jurídica da UTFPR (junto a DIREC e DIRGRAD) e recomeçar o processo.

    Todas as partes envolvidas (empresa e UTFPR) têm que concordar legalmente com o documento.

  3. Trazer o documento na coordenação do TCC para assinatura
  4. Levar o documento na DIRGRAD para assinatura.
Este documento incluirá um seguro (fornecido pela UTFPR) para o desenvolvimento do TCC, segundo as regras contidas no termo assinado.

Para orientadores: Uso do SEI para geração de documentos assinados digitalmente

O seguinte processo foi aberto no SEI para adição dos documentos relativos ao TCC2 das equipes (ele esta agrupado para acompanhamento especial no grupo TCC ENGENHARIAS DAELT 2021-02:

Este arquivo detalha o passo-a-passo para geração, assinatura e inclusão dos documentos nesses processos. Sem esses documentos corretamente assinados, a nota dos alunos - mesmo aprovados por banca - não pode ser lançada no sistema acadêmico.

FAQ

  1. Na folha de aprovação, devo repetir o nome do orientador (e co-orientador) na lista de avaliadores da minha banca de defesa?

    Se eles fizerem parte da sua banca, sim. São dois grupos distintos: um grupo é a sua lista de orientadores, e outro grupo são os avaliadores que estiveram(rão) em sua banca

  2. Quantas vias da folha de aprovação devo imprimir?

    Apenas uma via. Traga-a no dia de sua defesa, CORRETAMENTE preenchida, para que a banca possa assiná-la.

  3. Qual a abreviatura correta para professor com titulação de especialista?

    Prof. Esp. para homens e Profa. Esp. para mulheres.

  4. Qual a abreviatura correta para professor com titulação de mestre?

    Prof. Me. para homens e Profa. Ma. para mulheres.

  5. Qual a abreviatura correta para professor com titulação de doutor?

    Prof. Dr. para homens e Profa. Dra. para mulheres.

  6. O nome do meu trabalho mudou. O que devo fazer?

    Envie o novo nome por email (tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com) que procederemos as alterações.

  7. O que devo prestar atenção na monografia final a ser entregue após minha defesa?

    Conforme as normas, observamos os erros mais comuns como: colocação de 'Proposta de trabalho' quando na verdade é o próprio trabalho de conclusão de curso; resumos e abstracts que não seguem a norma (texto incorreto após o título da página, sem palavras chaves, resumo com mais de uma parágrafo); numeração incorreta das páginas (a primeira página é página logo após a capa, e a numeração começa a ser impressa só na introdução), folha de aprovação sem o texto na margem inferior.

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