Temas de TCC

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Consulte os temas propostos pelos professores do DAELT.

Equipes/Notas

  • Lista de equipes: TCC 2
  • Lista de alunos e notas: TCC 2

Datas-limites para entregas Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2)

Data-Limite Objeto a entregar Comentários
07/02/2025 Inscrição na Defesa Final O aluno deve encaminhar o formulário disponível neste site. Orientador deve agendar a sala de defesa, podendo usar o sistema de agendamento da UTFPR
07/02/2025 Termo de compromisso de empresa-parceira Encaminhado através do email tcc-daelt-ct [at] utfpr [dot] edu [dot] br à coordenação do TCC. Veja como preenchê-lo aqui.
14/02/2025 Defesa Final A defesa deve ser realizada antes desta data.
18/02/2025
  • Monografia (com folha de aprovação digital)
  • Resumo da monografia em arquivo texto
  • Nome codificado do arquivo para biblioteca
  • Termos de divulgação de imagem ou autorização para divulgação de informações de empresas
Todos os arquivos devem ser encaminhados usando o formulário disponível neste site.

Monografia: deve se encontrar em versão digital (PDF/A); não deve conter qualquer assinatura ou rubrica; a folha de rosto deve seguir as normas da biblioteca e incluir o selo da licença Creative Commons CC BY NC SA (vide modelo de monografia e explicações no Check-list). Para o nome do arquivo pdf siga a nomenclatura especificada neste site.
Resumo:deve ser exatamente igual ao resumo que está na monografia em formato .txt sem quebra de linha ou código LaTex. Para o nome do arquivo txt siga a nomenclatura especificada neste site.
Nome codificado:no formulário mencione o nome codificado, vejam explicações no Check-list
Termos de autorização:Confira os modelos da Autorização para divulgação de informações de empresas (aqui) e Autorização para divulgação de imagem, voz e dados digitais e respectiva cessãode direitos (aqui)
18/02/2025

Termo de aprovação,

Ata de aprovação

Gerados digitalmente pelo ORIENTADOR no SEI com base nas informações que a equipe passará a ele (vejam explicações abaixo).

Informações complementares

Observe aqui o fluxo de trabalho desde sua matricula na disciplina de TCC 2 até o lançamento da nota no sistema acadêmica, atente-se às datas limites do calendário.

Fluxo de Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2)

Os arquivos devem ser nomeados da seguinte forma, quando enviados ao responsável pelo TCC:

  • Monografia final para biblioteca (pós-defesa aprovada): [codigo da equipe]_final.pdf

    Exemplo: 2011_1_10_final.pdf

  • Arquivo texto com o resumo da monografia final: [codigo da equipe]_resumo.txt

    Exemplo: 2011_1_10_resumo.txt

Os códigos das equipes se encontram nesta lista

  • Modelos de monografia: Modelos de monografia que seguem as normas da biblioteca e da ABNT. Serão usados como referência para checagem da aderência das monografias finais entregues após a defesa de TCC2 (versão PDF). Preferencialmente utilize a versão LaTex.
  • Pedido de Inscrição na Defesa Final

    Envie o formulário do link acima, informando sobre a conclusão do trabalho e solicitando inscrição no Seminário de Avaliação de TCC.

  • Folha de Aprovação Digital (versão PDF)

    Não deve ser assinada. Deve ser incluída na monografia (também digital), que será posteriormente encaminhada para biblioteca (vide modelo de monografia).

  • Autorização para divulgação de informações de empresas

    Autorização do representante legal da empresa na/para qual o trabalho (que contém informações dessa empresa) foi desenvolvido uma vez que a monografia será disponibilizada no sistema de bibliotecas da UTFPR. Note que a autorização prevê restrições de publicação, de acordo com a vontade dos autores, desde que devidamente justificado. Pode usar uma via por aluno da equipe e preenchê-lo a mão.

    A equipe deve gerar o documento físico para que o representante legal assine-o, sendo que o mesmo deve ser digitalizado e entregue junto com o envio da versão final da monografia através do fomulário acima.

  • Autorização para divulgação de imagem, voz e dados digitais e respectiva cessãode direitos

    Caso a versão final do trabalho e do produto educacional e tecnológico, que a acompanha, inclua imagens de pessoas, voz de pessoas ou dados digitais, todos os envolvidos devem preencher e assinar o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos, disponível no Apêndice A. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.

    O documento deve ser digitalizado e entregue junto com o envio da versão final da monografia da monografia através do fomulário acima.

  • Envio de Monografia (versão final), resumo e nome codificado

    Envie o formulário do link acima, anexando as informações e documentos solicitados.

  • Check-list de formatação da Monografia final

    Deve ser preenchido para reforçar os itens de formatação que geralmente causam problemas no envio do trabalho para a biblioteca. Use-o para verificar se seu trabalho atende às normas da biblioteca e o envie devidamente preenchido para confirmação

  • Carta de Anuência para mudança de orientador

    Carta encaminhando a Proposta de TCC. Deve ser assinada pelo Orientador e pela Equipe (em DOC).

  • Termo de Compromisso de Empresa-Parceira

    Apenas para TCCs realizados dentro de empresas. Deve ser assinado DIGITALMENTE no SEI pelo Responsável da Empresa e pelos Alunos, individualmente (em RTF). Procedimento:

    1. Buscar na DIREC (Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias) uma cópia do termo de compromisso de empresa-parceira.

      Esta cópia é a mesma disponível neste site, mas já previamente preenchida com as informações do campus Curitiba.

    2. Levar o documento na empresa para avaliação jurídica, e obter assinatura com o responsável da empresa.

      Se a empresa acha que algum termo deve ser modificado, você deve trazer as modificações do termo de compromisso de empresa-parceira para avaliação jurídica da UTFPR (junto a DIREC e DIRGRAD) e recomeçar o processo.

      Todas as partes envolvidas (empresa e UTFPR) têm que concordar legalmente com o documento.

    3. Trazer o documento na coordenação do TCC para assinatura
    4. Levar o documento na DIRGRAD para assinatura.

A UTFPR definiu que TODAS as monografias que serão encaminhadas para publicação online no repositório eletrônico de usa biblioteca DEVEM ser licenciadas através do termo de licenciamento Creative Commons. Há um total de 6 licenças (CC-BY, CC-BY-NC, CC-BY-NC-ND, CC-BY-NC-SA, CC-BY-ND e CC-BY-SA) que a equipe e/ou seu orientador deverão definir de acordo com suas necessidades e vontades. Observem que esta escolha implicará na definição de direitos que serão aplicados ao trabalho publicado

Este sítio da biblioteca traz mais informações sobre o licenciamento, bem como define a folha de rosto que conterá o selo e o texto explicativo do licenciamento escolhido: Atentem-se particularmente à necessidade do hyperlink do selo estar ATIVO, para que o leitor seja levado ao contrato do termo de licenciamento escolhido.

Uso do SEI para geração de ata e termo de aprovação assinados digitalmente. O seguinte processo foi aberto no SEI para adição dos documentos relativos ao TCC2 das equipes (ele esta agrupado para acompanhamento especial no grupo TCC ENGENHARIAS DAELT 2024-02: 23064.040287/2024-47 – Processo Graduação: Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso

Este arquivo detalha o passo-a-passo para geração, assinatura e inclusão dos documentos nesses processos. Sem esses documentos corretamente assinados, a nota dos alunos - mesmo aprovados por banca - não pode ser lançada no sistema acadêmico. Foi utilizado como exemplo o processo do semestre 2023-01, realize estes passos no processo deste semestre mencionado acima.

  • Termo de Aprovação

    Termo de Aprovação assinada DIGITALMENTE no SEI pelos membros da banca. Este documento deve ser gerado pelo ORIENTADOR de TCC e encaminhado para os membros da banca para assinatura. Verifique que todos os membros da banca assinem antes da data limite.

  • Ata de aprovação

    Documento assinado DIGITALMENTE no SEI pelos membros da banca que contém a NOTA da equipe. Este documento deve ser gerado pelo ORIENTADOR de TCC e encaminhado para os membros da banca para assinatura. Verifique que todos os membros da banca assinem antes da data limite.

  1. Qual o tamanho máximo das equipes para desenvolver o TCC?

    Segundo o regulamento de TCC da UTFPR, o trabalho pode ser individual ou realizado em equipe (artigo 2, Capítulo I do regulamento). Atualmente o departamento permite equipes de 1, 2 e até 3 alunos.

  2. Meu orientador pode ser de outro departamento?

    Segundo o regulamento de TCC da UTFPR, o orientador deve ser professor docente da UTFPR (artigo 6, parágrafo 1, Capítulo II do regulamento). Entretanto o trabalho e o orientador devem ser previamente avaliados e autorizados pela Coordenação de Cursos do DAELT.

  3. Como devo informar a troca de orientador?

    Encaminhe a Carta de Anuência assinada pelo novo orientador no e-mail: tcc-daelt-ct [at] utfpr [dot] edu [dot] br.

  4. Qual a abreviatura correta para professor com titulação de especialista?

    Prof. Esp. para homens e Profa. Esp. para mulheres.

  5. Qual a abreviatura correta para professor com titulação de mestre?

    Prof. MSc. para homens e Profa. MSc. para mulheres.

  6. Qual a abreviatura correta para professor com titulação de doutor?

    Prof. Dr. para homens e Profa. Dra. para mulheres.

  7. Posso desenvolver o trabalho com colegas de outras turmas de Metodologia?

    Sim. Todos devem estar matriculados regularmente em uma das turmas de Metodologia de um dado semestre.

  8. O nome do meu trabalho mudou. O que devo fazer?

    Informe o novo nome nos formulários de inscrição de defesa parcial ou defesal final.