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Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia
Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Universidade Tecnológica Federal do Paraná Av. Sete de Setembro, 3165, Rebouças, 80230-910, Curitiba, Paraná, Brasil |
A UTFPR definiu que TODAS as monografias que serão encaminhadas para publicação online no repositório eletrônico de usa biblioteca DEVEM ser licenciadas através do termo de licenciamento Creative Commons. Há um total de 6 licenças (CC-BY, CC-BY-NC, CC-BY-NC-ND, CC-BY-NC-SA, CC-BY-ND e CC-BY-SA) que a equipe e/ou seu orientador deverão definir de acordo com suas necessidades e vontades. Observem que esta escolha implicará na definição de direitos que serão aplicados ao trabalho publicado
Este sítio da biblioteca traz mais informações sobre o licenciamento, bem como define a folha de rosto que conterá o selo e o texto explicativo do licenciamento escolhido: Atentem-se particularmente à necessidade do hyperlink do selo estar ATIVO, para que o leitor seja levado ao contrato do termo de licenciamento escolhido.
Nesta seção você dispõem de material referente às disciplinas TCC 2, incluindo cronograma de entrega de documentos para a coordenação do TCC.
Data-Limite | Objeto a entregar | Comentários |
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29/05/2023 | Inscrição na Defesa Final | Encaminhado através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC |
29/05/2023 | Termo de compromisso de empresa-parceira | Encaminhado através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC. Veja como preenchê-lo aqui. |
02/06/2023-07/06/2023 | Defesa Final | Data agendada pela coordenação do TCC conforme disponibilidade dos entregantes da banca. |
22/06/2023 | Monografia (com folha de aprovação digital) | Encaminhada através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC em versão digital (PDF/A). Não deve conter qualquer assinatura ou rubrica. A folha de rosto deve seguir as normas da biblioteca e incluir o selo da licença Creative Commons CC BY NC SA (vide modelo de monografia e explicações no check-list). |
22/06/2023 | Resumo da monografia em arquivo texto | Encaminhado através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC (deve ser exatamente igual ao resumo que está na monografia). |
22/06/2023 | Nome codificado do arquivo para biblioteca | Encaminhado através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC (vejam explicações no check-list). |
22/06/2023 | Check-list de formatação da monografia | Encaminhado através do email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com à coordenação do TCC. |
22/06/2023 | Folha de aprovação, Termo de aprovação, Autorização para divulgação de informações de empresas |
Gerados digitalmente pelo ORIENTADOR com base nas informações que a equipe passará a ele (vejam explicações abaixo). |
Carta sem assinaturas informando sobre a conclusão do trabalho e solicitando inscrição no Seminário de Avaliação de TCC (em DOC).
Apenas para TCCs realizados dentro de empresas. Deve ser assinado DIGITALMENTE no SEI pelo Responsável da Empresa e pelos Alunos, individualmente (em RTF).
Modelo de monografia que segue as normas da biblioteca e da ABNT. Será usado como referência para checagem da aderência das monografias finais entregues após a defesa de TCC2.
Folha de Aprovação assinada DIGITALMENTE no SEI pelos membros da banca. Não se preocupem com este documento, pois ele será gerado pelo ORIENTADOR de TCC e encaminhado para os membros da banca para assinatura. Cobrem do orientador que ele providencie este documento devidamente assinado e nos comunique assim que estiver pronto.
Documento assinada DIGITALMENTE no SEI pelos membros da banca que contém a NOTA da equipe. Não se preocupem com este documento, pois ele será gerado pelo ORIENTADOR de TCC e encaminhado para os membros da banca para assinatura. Cobrem do orientador que ele providencie este documento devidamente assinado e nos comunique assim que estiver pronto.
Não deve ser assinada. Deve ser incluída na monografia (também digital), que será posteriormente encaminhada para biblioteca (vide modelo de monografia).
Autorização do representante legal da empresa na/para qual o trabalho (que contém informações dessa empresa) foi desenvolvido uma vez que a monografia será disponibilizada no sistema de bibliotecas da UTFPR. Note que a autorização prevê restrições de publicação, de acordo com a vontade dos autores, desde que devidamente justificado. Pode usar uma via por aluno da equipe e preenchê-lo a mão.
A equipe deve gerar o documento físico para que o representante legal assine-o, sendo que o mesmo deve ser digitalizado e enviado para o email tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com da coordenação do TCC
Deve ser preenchido para reforçar os itens de formatação que geralmente causam problemas no envio do trabalho para a biblioteca. Use-o para verificar se seu trabalho atende às normas da biblioteca e o envie devidamente preenchido para confirmação
Os arquivos devem ser nomeados da seguinte forma, quando enviados ao responsável pelo TCC:
[codigo da equipe]_final.pdf
Exemplo: 2011_1_10_final.pdf
[codigo da equipe]_resumo.txt
Exemplo: 2011_1_10_resumo.txt
Os códigos das equipes se encontram nesta lista
Esta cópia é a mesma disponível neste site, mas já previamente preenchida com as informações do campus Curitiba.
Se a empresa acha que algum termo deve ser modificado, você deve trazer as modificações do termo de compromisso de empresa-parceira para avaliação jurídica da UTFPR (junto a DIREC e DIRGRAD) e recomeçar o processo.
Todas as partes envolvidas (empresa e UTFPR) têm que concordar legalmente com o documento.
O seguinte processo foi aberto no SEI para adição dos documentos relativos ao TCC2 das equipes (ele esta agrupado para acompanhamento especial no grupo TCC ENGENHARIAS DAELT 2022-01:
Este arquivo detalha o passo-a-passo para geração, assinatura e inclusão dos documentos nesses processos. Sem esses documentos corretamente assinados, a nota dos alunos - mesmo aprovados por banca - não pode ser lançada no sistema acadêmico.
Se eles fizerem parte da sua banca, sim. São dois grupos distintos: um grupo é a sua lista de orientadores, e outro grupo são os avaliadores que estiveram(rão) em sua banca
Apenas uma via. Traga-a no dia de sua defesa, CORRETAMENTE preenchida, para que a banca possa assiná-la.
Prof. Esp. para homens e Profa. Esp. para mulheres.
Prof. Me. para homens e Profa. Ma. para mulheres.
Prof. Dr. para homens e Profa. Dra. para mulheres.
Envie o novo nome por email (tcc.daelt.utfpr [at] gmail [dot] com) que procederemos as alterações.
Conforme as normas, observamos os erros mais comuns como: colocação de 'Proposta de trabalho' quando na verdade é o próprio trabalho de conclusão de curso; resumos e abstracts que não seguem a norma (texto incorreto após o título da página, sem palavras chaves, resumo com mais de uma parágrafo); numeração incorreta das páginas (a primeira página é página logo após a capa, e a numeração começa a ser impressa só na introdução), folha de aprovação sem o texto na margem inferior.