Atividades Complementares

As Atividades Complementares são obrigatórias, para obtenção do Grau de Engenheiro, nos Cursos de: Engenharia Industrial Elétrica ênfase Eletrotécnica a partir da grade 4, Engenharia Industrial Elétrica ênfase Automação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica. Confira abaixo o Regulamento das Atividades Complementares e a Tabela de Pontuação para Validação das mesmas. Documentos que devem ser lidos na íntegra:

Fluxograma de Atendimento 

Versão PDF do fluxograma: clique aqui!

Instruções para Submissão de Documentos

Após ler e interpretar corretamente o fluxograma, utilize os documentos de submissão abaixo:

  • Tabela de pontuação: Esta planilha possui duas abas. Após preencher o cabeçalho com todos os dados, na primeira aba será necessário escolher as atividades que foram realizadas, e preencher a quantidade/ocorrência das mesmas. Na segunda aba será necessário descrever cada certificado que está sendo submetido, informando qual grupo ele pontua, qual atividade da tabela ele atende, quanto ele pontua no grupo e atividade citados. Um PDF desta tabela deve ser gerado, com todas as informações, o qual será submetido junto com a documentação comprobatória.
  • Formulário de Submissão dos documentos e certificados: Neste formulário o discente vai preencher todas as informações solicitadas, enviar três PDF’s (um PDF combinando toda documentação do grupo 1, outro combinando tudo do grupo 2, etc.) e o PDF da Tabela de pontuação preenchida. O formulário está disponível apenas para o domínio @alunos.utfpr.edu.br.
  • IMPORTANTE: Para fins de rastreamento, todos os documentos devem conter a identificação completa da empresa para fins de rastreamento ( Nome, CNPJ, endereço físico completo ou URL, telefone de contato). Todas as assinaturas devem ser devidamente identificadas (nome da pessoa e cargo) com carimbo ou pré-impressão ou assinatura eletrônica da empresa

Prazo para término da submissão de atividades complementares:

 

Perguntas frequentes:

Como faço para combinar meus certificados em um único PDF?

O vídeo compartilhado a seguir mostra de forma simples e rápida como combinar os PDF's. 

https://youtu.be/AXhjaj9Q9xk?si=VnB0MNX3PJpXr5mD
Como combinar vários arquivos PDFs em um único de forma gratuita e online.

Qual é a pontuação mínima para ser aprovado em atividades complementares? 

A pontuação mínima total é de 70 pontos, sendo pelo menos 20 pontos em cada um dos 3 grupos. A pontuação para as atividades válidas deve ser verificada na tabela de pontuação do curso.

Quais são os grupos de atividades complementares?

Os 3 grupos são:

  • Grupo 1: Atividades de complementação da formação social, humana e cultural
  • Grupo 2: Atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo
  • Grupo 3: Atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional

 

É atribuída uma nota nas atividades complementares?

Não é atribuída uma nota na conclusão das atividades complementares, apenas matrícula e aprovação.

Qual é o período de realização das atividades? 

São válidas as atividades realizadas durante o curso, a partir da data de entrada que consta no Sistema Acadêmico, com exceção de fluência em idioma estrangeiro, devidamente comprovada com certificado ou diploma

Como comprovar a atividade complementar?

A comprovação da realização da atividade é através de documentos, declarações, certificados e afins com registro de procedência, dados da instituição emitente e todas as informações necessárias para classificar e pontuar a atividade realizada.

Existe um modelo para o documento comprobatório?

Não há um modelo específico para o documento. É necessário que apresente todas as informações necessárias para a pontuação considerando o item correspondente da tabela de pontuação.

Como solicitar matrícula e aprovação? 

Para matrícula e aprovação é necessário entregar toda a documentação comprobatória da pontuação total obtida. Não são aceitas ou registradas entregas de documentação parcial.

Quando posso entregar a documentação comprobatória? 

Durante o período letivo do calendário acadêmico em qualquer um dos períodos do curso, desde que já tenha toda a pontuação necessária para aprovação e os documentos comprobatórios válidos.

Como devo entregar os documentos para matrícula e aprovação?

Os documentos devem ser enviados através do forms compartilhado nesta página, atendendo a todas as instruções repassadas no início da mesma.

Cuidados ao enviar os documentos:

  • Nos documentos devem constar todas as informações necessárias para validação e pontuação, tais como nome, data, período de realização, dados instituição responsável/emitente, quantidade de horas quando pontuado por horas, informações básicas do tipo de atividade realizada, assinatura do responsável, etc.
  • Verifique a data do seu ingresso que consta no sistema acadêmico e a data dos certificados. Não são aceitos certificados com data anterior.
  • Tome cuidado para digitalizar frente e verso dos documentos que possuem informações no verso.
  • Verifique se o documento possui carimbo ou assinatura digital. O emissor pode inclusive adotar a assinatura digital que está disponível no SOUGOV

 

Que comprovantes posso utilizar para comprovar o estudo de idiomas e pontuar no grupo 1? 

Para o estudo de idiomas deve ser apresentado um comprovante emitido pela pessoa jurídica responsável pelo curso devidamente assinado e com a  indicação da carga horária, aprovação e período de estudos. A pontuação é por hora sendo 0,25 pontos/h.

Que comprovantes posso utilizar para comprovar proficiência em estudo de idiomas e pontuar no grupo 1? 

A comprovação da proficiência em idiomas pode ser realizada com certificado de conclusão integral de curso ou por testes específicos realizados por alguma organização reconhecida. Em termos gerais, aceita-se o equivalente ao nível C1 ou superior do quadro Europeu Comum de Referência para línguas.

Também são aceitos certificados de proficiência emitidos por escolas idôneas que convalidem um curso de idiomas estrangeiros equivalente oferecido por esta escola. O certificado deve conter o termo "Fluência total", descrição e carga horária do curso convalidado. Para fins de rastreamento, assinaturas com carimbo devidamente identificadas (nome e cargo) ou assinatura eletrônica, CNPJ, endereço, contato.

Como posso comprovar carga horária de atividade física em academia?

Para comprovar atividade física em academia, é exigido uma declaração com carimbo e assinatura (ou assinatura digital) da empresa ou organização responsável, explicitando o total de horas de atividade e o período de realização.  Não serão aceitos documentos com carga horária contratada ou similares. É necessário que esteja especificado as atividades efetivamente realizadas.

Como posso comprovar participação em competições e eventos esportivos oficiais?

É necessário obter um certificado, no qual deve constar nome e cnpj da instituição organizadora, modalidade,  data de realização das atividades, resultado obtido no evento, carimbo e assinatura (ou assinatura digital) da instituição responsável, similar ao mostrado na figura abaixo

Os certificados de corridas de rua (maratonas) precisam conter um link (preferencialmente ativo) para verificação / comprovação (sites organizadores, p. ex. O2Corre, etc.). A equipe das Atividades complementares não será responsável em executar buscas no google para fins de validação do certificado. O link de validação pode ser enviado em anexo aos certificados. Alternativamente, os certificados devem ter uma assinatura digital da empresa organizadora.

A convocação para trabalhar nas eleições pontua em atividades complementares?

As convocações para trabalhar nas eleições são consideradas atividades voluntárias e por isso pontuam com dois pontos por hora de atividade. Cada turno das eleições são consideradas 11h de trabalho, pois considera-se o treinamento como hora de atividades.

Quais documentos são necessários para comprovar proficiência em língua inglesa no grupo 1?

É necessário obter certificado de uma instituição oficial (TOELF ou IELTS), pontuando C1 ou superior, nota considerada proficiente no quadro europeu CEFR. Demais instituições não são acreditadas pelas embaixadas e orgãos internacionais para reconhecer proficiência, testes rápidos, testes de pós graduação ou aplicados por inteligência artificial não são aceitos. Demais informações consulte a pergunta anterior deste faq.

 

Que documento devo apresentar para comprovar trabalho voluntário para o grupo 2?

Para comprovar trabalho voluntário, é exigido uma declaração assinada da empresa ou organização responsável, constando CNPJ carimbo e assinatura (ou assinatura digital com código de autenticação), descrição da atividade, o total de horas de atividade e o período de realizaçãoNão serão aceitos documentos sem assinatura autenticada e CNPJ da instituição envolvida. É necessário que esteja especificado as atividades efetivamente realizadas, destacando que foi voluntário.

Possuo um treinamento de brigadista pela minha antiga empresa, apenas o certificado de treinamento equivale para reivindicar a pontuação necessária?

é necessário um certificado informando que o curso foi ministrado para membros internos da cipa da empresa, citando também a empresa, carimbo e assinatura ou assinatura digital da empresa, além das datas.

 

Que documento devo apresentar para comprovar o estágio não obrigatório para o grupo 3?

A comprovação do estágio não obrigatório precisa dos seguintes documentos: do Plano de Estágio, do Termo de Compromisso de Estágio e do comprovante da Rescisão do contrato do estágio (pode ser: declaração de conclusão, rescisão do contrato ou renovação de estágio, citando o contrato anterior). Todos com a indicação do termo “Não obrigatório”, estes documento podem ser obtido no SEI, já com as assinaturas eletrônicas, pois os estágio são intermediados pela UTFPR. Caso não tenha acesso ao SEI, favor entrar em contato com o professor responsável por estágio (PRAE) ou a coordenação do curso.

Que documento devo apresentar para comprovar trabalho profissional na área para o grupo 3?

Para validar horas de trabalho profissional pode utilizar comprovantes de horas trabalhadas na área do curso, por exemplo:

  • Registro em carteira de trabalho digital (cópias das anotações desde a admissão até a presente momento), nesta área há a anotação do cargo e a data de admissão. O tempo de registro deve ser suficiente para cumprir o montante das horas necessárias para este grupo 3;
  • Registro de empresa (p. ex. MEI) ou contrato social, onde o requerente consta como proprietário ou sócio titular e o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica, que pode ser obtido no site da receita federal. A situação cadastral deve constar como ativa. Para validar o documento, faremos buscas nos sites da receita federal e http://cnpj.info. Obs; a emissão do comprovante pode ser obtido em https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp.
  • Contrato de trabalho de prestação de serviços entre as partes, como autônomo ou PJ com a parte contratante PJ, juntamente com a declaração de conclusão parcial ou total da atividade, de modo a cumprir o montante das horas necessárias para este grupo 3. O contrato deve mostrar as atividades a serem executadas. Os documentos devem estar assinados (nome e cargo do(s) assinador(es)) com carimbo CNPJ ou assinatura digital da(s) empresa(s);